sábado, 3 de outubro de 2009

Itaú Cultural

Livro: Educação Especial: Tendências Atuais


Apresentação:

A proposta pedagógica apresentada neste livro é uma seleção dos textos de base da série Educação Especial: tendências atuais, do salto para o futuro, transmitida pela TV escola...
O número crescente de crianças e jovens com necessidades especiais de aprendizagem em todos os âmbitos da rede educacional exige antes de tudo, mudança de atitude não só por parte dos professores como também de toda comunidade escolar.
Pode-se colocar que tal situação é difícil. Já que é preciso reconhecer, questionar e quebrar preconceitos, estimulando maior acolhimento e respeito junto a todas as pessoas independente das características individuais. A diversidade encontrada na escola se encontra frente a frente com o paradigma atual, a inclusão. Para isso, a escola deve aperfeiçoar a ação pedagógica, sem considerar a educação especial que fica separada do restante. Quem educa, educa a todos e melhor, como comprova a experiência de escolas que estão estimulando a inclusão de pessoas com deficiências.
O MEC por meio da Secretaria de Educação Especial, apóia as redes estaduais e municipais em projetos de capacitação de professores, desenvolvidos em parceira com as secretarias de educação.
O texto de educação especial: tendência atual, originalmente produzida direcionado ao salto para o futuro, chega as escolas como mais uma referência para prática da inclusão.
O sumário traz artigos importantes, escritos por grandes autores que buscam construir maior participação social de todos, sem discriminação por qualquer tipo de característica. São alguns deles:

1 - O direito de ter direitos (Rosita Edler Carvalho);

2 - Educação: Direito de Todos os Brasileiros (Vera Lúcia Flor Sénechal de Golfredo);

3- Integração e Inclusão: do que estamos falando (Rosita Edler Carvalho);

4 – A Escola como Espaço Inclusivo (Vera Lúcia Flor Sénechal de Golfredo);

5 – Adaptações Curriculares: uma necessidade (Erenice Natália S. de Carvalho);

6 – Removendo Barreiras para a Aprendizagem (Rosita Edler Carvalho)
7 – Como Formar Professores para uma Escola a Aprendizagem (Rosita Edler Carvalho);


Salto Para o Futuro: Educação Especial. Tendências Atuais. Brasília.
MEC. SEED, 1999. 9SP. Série de Estudos. Educação a distâñcia, 9. 370s485 se – tipo: livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário