sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Relação Professor/aluno:
  • Agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência mental.
  • Se for criança trate como criança, se for adolescente, trate-a como adolescente, se for uma pessoa adulta, trate-a como tal. Infantilizar não irá ajudar ao aluno.
  • Não as ignore. Cumprimente e despeça-se delas normalmente, como faria com qualquer pessoa.
  • Não superproteja. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for estritamente necessário.
  • Não subestime a sua inteligência. O ritmo delas é mais lento, mais podem adquirir muitas habilidades quando ensinadas (aliás como qualquer pessoa).
  • São muito carinhosas.
  • Deficiência mental não deve ser confundida com doença mental.

2 comentários:

  1. Vou assumir uma turma de deficientes intelectuais. Não tenho experiência alguma, mas estou lendo tudo o que posso e tenho um desejo enorme de realizar esta trabalho.
    Provavelmente terei que começar com a alfabetização deles... Tem alguma dica?? Obrigada, Jeane.

    ResponderExcluir
  2. Estou trabalhando na SAAI-prefeitura de SP- sala para atendimento á alunos com deficiência.
    Estou procurando atividades que posam ser aplicadas á esses alunos.
    Amei o seu Blog.
    Parabéns

    ResponderExcluir